Menu Fechar

O mistério do espaço (não) livre no disco do Mac

Dei-me conta que estou para partilhar esta dica há pouco mais de um ano! Mas como sou persistente e penso que pode ser útil a muita gente, aqui vai.

Há sensivelmente um ano atrás, interrogava-me porque o disco do Mac estava sempre cheio. Tentava editar um video e não conseguia. Apagava tudo o que pudesse ter ficado esquecido, mas o espaço em disco parecia volatilizar-se sem explicação possível.

Como o usava essencialmente para edição de video, pensei que o iMovie pudesse fazer alguma cópia dos videos importados para algum lado em disco. Mas nada encontrava. Depois de pesquisar, lá descobri que a Time Machine estava ligada e estava a fazer cópias atrás de cópias do disco para que nenhuma informação se perdesse.

A Time Machine permite ter uma cópia integral do disco do seu Mac num HD externo e vai copiando em pano de fundo todos os ficheiros que vão sendo modificados.

Uma vez que não mantinha ali nenhuma informação essencial – pelo menos durante muito tempo, decidi desligar a Time Machine.

Pode fazê-lo através do ícone do menú Time Machine Time Machine icon na barra de menús. Ou através do menú Apple > System Preferences e então clicando em Time Machine.

Esperava que resolvesse o problema, mas o espaço em disco, mesmo que mais livre, continuava diminuto.

Só podia ter a ver com todas as cópias feitas previamente. Porque esse é o problema desta ferramenta tão útil. A característica que permite manter um backup sempre actualizado dos ficheiros, é também aquela que vai usando todo o espaço disponível em disco. Até porque a cópia pode ser de hora a hora e essas snapshots do disco vão-se acumulando umas atrás das outras.

Como importava muitos videos para os editar no iMovie, eram gigas e gigas de ficheiros em cópias, mesmo que os apagasse após edição. Existem formas de dizer à Time Machine para ignorar certas pastas, mas nunca o fiz. Nem sabia que necessitaria de o fazer.

Pesquisei mais um pouco e encontrei a solução. Partilho aqui, pois pode ser o seu problema.

Se estiver sempre a aparecer-lhe a informação de que está a ficar sem espaço no seu notebook, veja se não será este o caso.

Para ver quanto espaço está a ser usado por estes backups da Time Machine, clique no menú Apple > About This Mac > Storage. Veja o tamanho da categoria “Backups”.

Para apagar estas snapshots do disco local, precisa de usar um comando específico. Abra a janela de comandos clicando em Command + barra de espaços, escreva “Terminal” e carregue em “Enter”. Depois escreva o comando abaixo na janela e carregue em Enter:

sudo tmutil disablelocal

Este comando desativa as snapshots locais da Time Machine. Após uns momentos o seu Mac irá apagar automaticamente estas imagens do seu disco de arranque, devolvendo-lhe esse espaço livre.

Se quiser voltar a ter esta funcionalidade, precisa de reativar através do comando:

sudo tmutil enablelocal

Espero que possa resolver o seu problema, como resolveu o meu.

Para fazer uma limpeza mais completa do seu notebook e libertar mais espaço de uma forma simples, pode usar um programa como o CleanMyMac. É mais rápido do que o fazer manualmente e conseguirá mais algum espaço livre geralmente ocupado com programas não usados, ficheiros duplicados, anexos de email, ficheiros de linguagem desnecessários, etc.

Tem mais dicas deste género? São sempre úteis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 4 =