Menu Fechar

5 dicas para realizar as metas do ano

Costuma definir metas anuais? Como costumam resultar para si?

O objetivo será concretizá-las, claro está, mas também nos manter focados naquilo que é importante para nós. E nessa perspectiva, definir metas tem me servido muito bem.

Então, essa é a minha primeira sugestão para quem quer concretizar: definir metas.

Desde 2015 que decidi partilhar as minhas metas publicamente, aqui e no canal do Youtube, e isso ajudou muito a concretizá-las. Assumir o compromisso com alguém (de trabalhar para as fazer acontecer) é a segunda sugestão!

A terceira é de fazer uma lista bem concentradinha. Quanto mais populada for, maior tendência a dispersar a atenção e os esforços. Para 2017 reduzi a minha lista para 12 itens e este ano mantive o número.

Em quarto lugar, escolher uma palavra para aquilo que pretende no seu novo ano. Antes compreendia, gostava, mas não dava o devido valor a este detalhe. Foco, foco, foco. Quanto mais conseguirmos relacionar as metas entre si, maior o foco e a probabilidade de realização. Escolher um tema para o ano é uma forma de o fazer, um tema que seja comum a todas elas, por exemplo.

Ter tudo isto escrito e bem à mostra em algum lugar seria então a minha quinta sugestão. É tão fácil nos distrairmos com a vida que as metas podem sair de linha de vista num instante.

Criar um painel/imagem (uma vision board) que simbolize estas metas realizadas pode ser uma excelente forma de o fazer. No entanto, basta manter a lista na sua agenda e voltar a ela frequentemente ao longo do ano.

E eis que assumo o compromisso aqui consigo…

Lembre-se que definir as suas metas é o passo mais importante de todos. Não só por ser o primeiro, mas também porque se não for claro para si a direcção que pretende seguir, qualquer caminho serve. E pode seguir por um que leve os seus passos por onde não pretendia ir.

Se apenas definisse uma meta para o ano que tem pela frente, qual seria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8 + 15 =