Menu Fechar

O que faço para evitar o glúten?

Apesar destas dicas não serem novas, esta é a uma pergunta que recebo recorrentemente: o que compro ou o que faço para evitar o glúten na minha alimentação?

Eis a resposta de uma forma sucinta: leio sempre os rótulos. Simples, mas na essência é isso.

Posso dizer que, se me apetecer massa, compro de milho, alga kelp, quinoa, arroz ou trigo sarraceno. De resto opto por legumes e saladas ou mesmo os outros cereais, assim como arroz integral. E em vez do pão opto por frutas e papas de trigo sarraceno ou com sementes chia.

No entanto, a maior parte dos produtos que compramos no supermercado têm trigo entre os ingredientes, como o molho de soja que refiro no video. Ou até mesmo os produtos de maquilhagem.

Assim sendo, a melhor estratégia é ler os rótulos, aprender mais sobre aquilo que neles encontramos e evitar, para além do glúten (se for o caso) e dos açúcares (xarope de milho, frutose, etc), aqueles ingredientes cujos nomes são praticamente impronunciáveis. Acrescentaria ainda que quantos mais ingredientes tem a lista, maior a probabilidade de ser mais processado do que aquilo que o nosso organismo prefere ou precisa.

Tem uma estratégia para acrescentar a esta dica? Partilhe nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two + 10 =