Menu Fechar

Desafio 30 dias de Minimalismo

Esta semana iniciei um novo desafio no âmbito do Projeto Destralhe a sua Vida. Era algo que já pensava fazer desde a altura do projeto 15 Dias a Destralhar, mas que só agora me inspirei a começar, ao ver os videos do desafio da Isa Farias e da Cris Corrêa.

É o desafio de 30 dias de minimalismo proposto pelo Joshua e o Ryan (The Minimalists) como um jogo. Este desafio consiste em ir reduzindo a quantidade de coisas que possuímos, procurando minimizar, entre outros factores,  o espaço que ocupam na nossa vida.

Joshua e Ryan propõem que se vá libertando (doando, vendendo, deitando fora) gradualmente ao longo do mês do desafio, fazendo a caminhada para o minimalismo: tirando uma coisa no primeiro dia, duas no segundo, três no terceiro e por aí adiante até às 30 coisas no dia 30. O objetivo será que as coisas descartadas, que podem ir de roupa a mobília, passando por livros ou brinquedos, saiam de casa até à meia noite do próprio dia.

Eles propõem ainda que o jogo seja feito com amigos, pois assim fica mais fácil aos participantes se manterem empenhados, já que a partir da segunda semana as coisas começam a aquecer.

Achei interessante, dei-lhe uma voltinha e abracei-o há alguns dias. Hoje é o terceiro dia do desafio.

A volta que lhe dei

Já mencionei em algumas ocasiões como me é difícil seguir receitas, pois meto-lhes sempre a unha, ajeitando a meu gosto. Um ingrediente a mais, outro a menos, ou mesmo nas quantidades… é sempre diferente. Com este desafio não foi diferente e decidi dar-lhe a mesma forma que dei ao meu desafio financeiro mensal.

Esta adaptação consiste em não ir riscando as quantidades ou dias a eito e sim em ir riscando o número que corresponde à quantidade que tiro para o lado nesse dia. Como exemplo:

  • no dia 1 contei dois artigos para libertar (embora fossem muitas mais unidades – ver a partilha para perceber) e risquei o dois no calendário que fiz para o desafio,
  • no dia 2 contei 7 artigos para tirar e risquei o sete,
  • hoje vamos ver. 😉

Assim, para mim é mais fluido e menos rígido, por isso funciona melhor.

A partilha do processo

Ao partilhar o desafio lá no canal do YouTube, comprometi-me a partilhar diariamente este destralhe ao longo do caminho. Assim sendo, teremos videos diários durante 30 dias. Eta!

Só isto já é um desafio para mim, por isso acho que aceitei um dois em um. 😛

Entretanto, tenho por objetivo ir partilhando as fotos no instagram e no twitter, mas ainda só deixei uma do calendário. Quem sabe hoje vai…

Vou partilhar com a tag original #MinsGame e com as tags #desafiominimalismo e #projetodestralhe.

Convite

Deixo-lhe o convite para aceitar o desafio e ir partilhando connosco como está a ser o seu destralhe através do instagram, twitter, facebook, youtube ou pelos comentários do blog.

E já agora deixo o convite também para ir acompanhando as partilhas, mesmo que não aceite o desafio. A sua presença desse lado do monitor é para mim muito importante, não só para me manter comprometida no processo, mas para continuar a partilhar todas as descobertas úteis e positivas que vou fazendo.

Estou-lhe muito grata pela sua presença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty − two =