Menu Fechar

6 Dicas de poupança no uso do seu carro

Hoje trago mais uma partilha da série de dicas de poupança e desta vez o espaço sorteado foi o carro. Sim, o veículo também merece esta atenção. Então partilho as minhas 6 dicas de poupança no uso do carro.

Se não quiser ver em video, continue a ler abaixo.

1 – Poupe gasolina transportando apenas a carga necessária

Retire do carro tudo aquilo que não é para lá estar: lixo, tralha, coisas-que-saíram-de-casa-mas-não-voltaram… esse tipo de coisas.

2 – Planifique as saídas

Da mesma forma que deixo na escada aquilo que quero levar para o andar de cima e quando subo levo tudo de uma vez só, quando saio com o carro, organizo os afazeres naquela direção ou zona para uma só dia ou uma só saída.

3 – Se é perto vá a pé

Poupa combustível e investe na sua saúde.

4 – Verifique o ar dos pneus regularmente

E ajuste de acordo com a carga que transporta. Esta medida ajudará a poupar combustível e a prolongar o tempo de vida dos pneus do seu veículo.

5 – Estabeleça regras para as viagens

Para gastar menos tempo e dinheiro na limpeza dos interiores, estabeleça algumas regras de utilização do veículo para todos, como:

  • não comer determinados alimentos no carro ou fazê-lo apenas em determinadas circunstâncias;
  • viajar com uma lixeira a bordo que leva consigo para despejar a cada estação ou no final da viagem.

6 – Use uma agenda para abastecimentos e manutenção

Use uma agenda para o seu carro e anote nela os abastecimentos e as idas à oficina. Assim será mais fácil andar em cima das reais necessidades e poderá até poupar no combustível ao controlar os abastecimentos.

O meu registo de abastecimentos inclui valor, litros, quilómetros (actuais) e local de abastecimento. E o registo da manutenção inclui data, local, queixas, serviço efectuado, valor e observações.

De tempos a tempos levo o caderno até casa e lanço os dados numa folha de cálculo para uma análise rápida.

Claro que se concluir que os abastecimentos em determinado posto rendem mais quilómetros por menos dinheiro, podem nem sempre compensar a deslocação até lá na tentativa de poupar dinheiro a cada abastecimento. Mas se está a precisar e calha de caminho: força!

Concluindo: Será sempre necessário fazer uma boa gestão destes dados.

Qual é a sua melhor estratégia de poupança no uso do seu veículo? 

dicas_poupanca_carro_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 5 =