Menu Fechar

18 Dicas de poupança para a casa de banho

Há pouco tempo partilhei dicas de poupança na cozinha, hoje trago dicas de poupança para a casa de banho.

Uma vez que muitas destas dicas vão passar pela poupança na conta da água, sugiro que, se não o faz, dê todos os meses a leitura da água. Pode fazê-lo pelo site do seu município, provavelmente por telefone e, se estiver na zona de Almada, pela app para iOS ou Android. Só este passo ajudou-nos a reduzir e controlar as facturas da água há pouco mais de um ano para cá.

Quanto às dicas, são simples e são 18 – mais até. Provavelmente já as conhece, mas a vale sempre a pena lembrar porque de tempos a tempos todos nós (re)descobrimos hábitos que tínhamos deixado para trás no tempo.

poupança na casa de banho

São elas:

  1. Usar o truque da garrafa de água dentro do autoclismo para reduzir a quantidade de água da descarga.
  2. Usar o balde de lixo para cabelos, papeis e absorventes higiénicos, entre outros, em vez da sanita.
  3. Verificar se tem fugas nas torneiras ou no autoclismo e reparando-as, se for o caso.
    • Para verificar se tem fuga na sanita, ponha umas gotas de corante alimentar no autoclismo e meia hora depois verifique se a água da sanita apresenta cor.
    • Para verificar se existem fugas na canalização tire a contagem da água duas vezes, com um intervalo de duas horas entre ambas, mantendo-se sem usar a canalização durante esse tempo. Se as contagens apresentarem diferença entre si, existe fuga de água.
  4. Usar a água inicial do banho, enquanto espera que aqueça. Pode reservar num balde ou bacia e usar essa água na sanita, para lavar o chão ou regar as plantas.
  5. Fazer o seu champô e amaciador. Pessoalmente, como amaciador, uso uma mistura de vinagre, água e alecrim. O alecrim tira ajuda a eliminar o cheiro do vinagre e é o aroma que prevalece no seu cabelo, após a lavagem. Se preferir, pode usar eucalipto ou alfazema.
  6. Quando o champô e o amaciador estão no fim, acrescente um pouco de água para usar todo o produto
  7. Corte a pasta de dentes para conseguir usar todo o produto. Uma dica simples e que provavelmente já conhece. Quando comecei a usá-la, percebi a quantidade de pasta que deitava fora com cada bisnaga, geralmente serve ainda muitas utilizações.
  8. Reduzir a quantidade de produtos que usa, deixando de usar um para cada tarefa. Um bom exemplo é o gel de duche que estou a usar também como champô, mas também serve para os produtos de limpeza.
  9. Criar os seus produtos de limpeza para o WC. No canal das Donas de Casa Anônimas encontra diversos vídeos sobre como o fazer.
  10. Escolher melhor o tipo de papel higiénico e repensar a forma como o usa.  Veja dicas de como o fazer neste video da Catarina Vilela.
  11. Estender sempre as toalhas ao ar, depois de as usar, evita o desenvolvimento de bactérias e evita as lavagens frequentes.
  12. Fazer os seus ambientadores não tóxicos para perfumar a casa de banho ou usar umas gotas de óleo essencial no interior do rolo de papel higiénico para o mesmo efeito. Pode ver receita úteis para aromatizar a casa neste video da Nina Braz.
  13. Fechar as torneiras sempre que não esteja a usar a água. É uma dica básica, mas muito esquecida. Ajuda ainda se usar copo em vez da água corrente na lavagem dos dentes e encher um pouco a bacia para limpar a lâmina ao fazer a barba. Tendo em conta que uma torneira aberta gasta em média 9 litros por minuto, é bom de vez em quando avaliar a sua rotina no duche, para que este seja o mais rápido possível, assim como optar por este em vez do banho.
  14. Usar redutores de caudal nas torneiras (pode improvisar um caseiro desta forma), peças para injetar ar na água (que são peças parecidas às primeiras) ou cabeças de chuveiro nebulizadoras, pode ajudar a reduzir até 70% do gasto na conta da água.chuveiro Nebia
  15. Usar recargas de sabonete líquido (se não fizer o seu) e acrescentar água em cada recarga do doseador.
  16. Reutilizar frascos de vidro para organizar os consumíveis, como cotonetes, algodão ou discos de maquilhagem, pincéis, etc.
  17. Avaliar os diversos tipos de produtos de higiene feminina no mercado e fazer uma escolha informada.
  18. Usar iluminação LED.

Agora a partilha em video:

Tem alguma dica para acrescentar a esta lista?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + 13 =