Menu Fechar

Esparguete de courgete com creme de agrião

Qual foi o seu palpite ao ver a foto do prato nas Ideias da Semana deste Domingo? Parecia-lhe courgete? Se calhar não, mas era.

Na semana passada experimentei esta receita e saiu uma delícia. Já referi em algum momento que não consigo seguir receitas a preceito porque gosto de inventar e adaptar e, no fim, sai sempre diferente do original. Esta receita baseia-se numa receita que vi há algum tempo com massa, espinafres e iogurte. Claro que, a fazer, iria adaptar. E resultou melhor do que imaginei.

prato_misterio_pq

Se precisava das natas de côco que leva? Não. O abacate é o suficiente para lhe dar a consistência cremosa, mas tinha uma embalagem aberta e decidi acrescentar algo mais.

Por falar em abacate, para a quantidade de courgete que espiralizei, chegava metade. Se não é fã do sabor do abacate, experimente na mesma porque não o notará de todo.

Também não precisava de ser temperado com sal porque o tomate seco que usei já tinha sal, mas não ficou mal.

Se precisava de levar parte dos ingredientes ao lume? Também não. O objetivo foi intensificar o sabor, mas poderia tê-los juntado assim, em crú, que ficava igualmente bem. Se os quiser usar crús para não perder vitaminas, enzimas, nem sais minerais e, ainda assim, intensificar o seu sabor, tem uma alternativa. Pode juntar azeite à mistura, massajar bem o agrião e deixar por uma ou duas horas, em temperatura baixa, no desidratador, tal como mostrei quando fiz os cogumelos alfredo.

Não usei o desidratador porque estava na hora de almoço e na altura, basicamente, já comia!

Pode usar cogumelos em vez do agrião e tem um prato gostoso e totalmente diferente. Ou pode substituir por espinafres.

[bctt tweet=”É a gosto do freguês.”]

Seja como for, é rapidíssimo e delicioso.

courgete_receita1

Ingredientes:

  • 1 courgete grande
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colh. sopa de tomate seco ao sol
  • 1 molho pequeno de agrião
  • 3 colh. sopa de natas de côco (pode substituir por iogurte)
  • óleo de côco
  • azeite
  • sal e pimenta
  • azeitona preta (opcional)
  • manjericão (opcional)

Preparação:

  1. Espiralize a courgete e a cenoure e reserve.
  2. Coloque uma frigideira ao lume com um pouco de óleo de côco e dê uma entaladela à cebola, alho e metade do tomate. Mexa um pouco, junte o agrião lavado e tape. Um ou dois minutos serão o suficiente, a cebola deverá ficar branca e o agrião apenas murcho. Apague o lume e mantenha coberto enquanto prepara o resto dos ingredientes, se for o caso.
  3. Coloque no copo batedor o abacate, o resto do tomate, as natas de côco e a mistura que foi ao lume para ativar o sabor. Triture. Tempere a gosto com sal e pimenta. Se gostar pode adicionar umas folhas de manjericão a este creme. Triture de novo. Prove e faça os acertos necessários.
  4. De acordo com a textura do creme pode querer juntar mais natas/iogurte ou um pouco de azeite. Faça-o até estar do seu agrado.
  5. Finalmente, coloque o creme de agrião por cima da courgete e, se gostar, misture as azeitonas descaroçadas e cortadas em pedaços. Sirva polvilhado com manjericão e enfeitado com um tomate cereja.
  6. Delicie-se.

Pode seguir a receita no video abaixo (e rever o Pipoka, que já não aparecia nos videos há muito tempo!).

Já experimentou esparguete de courgete? 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two × 3 =