Menu Fechar

Como personalizar canecas de porcelana

Bom dia! 🙂
Hoje partilho a última criação. Há muito tempo que recolho ideias no Pinterest para pintar canecas – já disse que adoro canecas?! Já tinha todo o material necessário, pelo que chegou o momento de passar à prática.
Experimentei e resultou muito bem! Recomendo.

 

Se quiser experimentar…
Material necessário:
– caneca(s) em porcelana
– canetas para porcelana – usei canetas Pebeo Porcelaine 150
– fita-cola (caso, como eu, use moldes para os desenhos)
– papel químico/carbono (caso use moldes)
– desenhos/letras a gosto
– lápis ou idêntico para traçar os desenhos dos moldes
– álcool e algodão
Primeiro limpe as canecas com álcool, para remover quaisquer gorduras de manuseamento. Depois coloque os moldes dos desenhos nos locais pretendidos, sobre um químico, fixando-os com fita-cola à caneca. Trace por cima do desenho (e do químico, claro está). Retie os papéis, faça quaisquer correções necessárias e faça então o traçado sobre a caneca, com as canetas para porcelana.
Caso se engane, enquanto a tinta não estiver seca pode limpar com água e sabão (ou um bocadinho do álcool se ainda estiver à mão!). 😛
Depois é só seguir as instruções do fabricante. Neste caso, tive de deixar a tinta secar por 24h e depois levá-las ao forno por 35 minutos, a 150ºC. Importante: é preciso colocar as canecas no forno ainda frio e retirá-las apenas depois do forno arrefecer, pois a diferença de temperatura pode fazer a porcelana estalar!
Este lote é todo para oferecer. Aliás, a da minha mãe já lha ofereci! Ela gostou muito. Agora, falta oferecer as outras – uma boa desculpa para fazer algumas visitas – e fazer uma para mim! 😛
Se preferir ver as dicas, deixo o video abaixo.

E se experimentar, mostre-me as suas criações. Vou gostar de ver!

Beijos cha-lados!

9 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

sixteen − 13 =