Menu Fechar

Projecto 31 Dias de Organização: Balanço

E este é o #31!
Já não era sem tempo, certo?

Achei de bom tom fazer o balanço deste projecto e a primeira coisa (de nota) de que me lembrei foi o tempo que ele levou. Já deu para ver que os meus projectos de 31 dias não decorrem bem em 31 dias – não consecutivos! Talvez repense a ideias dos projectos e os torne semanais!… o que lhe parece?

O que aproveitei desta experiência…

  • aprendi dicas interessantes que vou continuar a pôr em prática,
  • experimentei o conceito “cozinhar para congelar” e gostei,
  • coloquei as gavetas em ordem (e não é que continuam em ordem?),
  • ganhei espaço e funcionalidade no armário,
  • e ganhei uma lavandaria nova! (ainda resulta num big smile por aqui)

Sobraram para outras núpcias…

  • as gavetas e a estante do hall de entrada,
  • a garagem (!),
  • o móvel da sala,
  • ah e… já mencionei a garagem?

Ficaram, sem dúvida, temas por abordar, como aquelas coisas que é preciso ter em casa para casos de emergência e que não sabemos onde param quando são precisas.

Bom exemplo disso são as velas ou lanternas para quando falta a luz ou o quadro dispara. Estão sempre no mesmo sítio? É o melhor sítio para elas? Tem por perto os fósforos para as velas? E as pilhas para as lanternas? Enfim! Há sempre mais do que falar quando o tema é organização.  

No fundo, aquilo que é importante reter do processo é a necessidade de des-bagunçar, limpar e organizar qualquer espaço da nossa casa ou da nossa vida! 😉 As estratégias são transversais e estão bem claras no PROCESSo da Laura. Depois, É “só” manter.

Mais do necessitar mudar o resultados, necessitamos mudar aquilo que nos levou ao resultado que eventualmente tínhamos antes da organização. Assim, a identificação do que estava a acontecer e a mudança de hábitos são necessárias.  

Uma vez que esteja satisfeito com os progressos, planificar ou calendarizar semanal ou mensalmente pequenas tarefas permite manter o espaço sob o seu controlo.

Há quem prefira usar um sistema de recompensa para se manter motivado, oferecendo-se um mimo depois de terminar um espaço da sua lista. E está tudo bem, se assim for! Mas a transformação de pequenos hábitos, pequenas coisas, pode tornar a mudança permanente e todo o processo mais natural, sem esforço!  

Foi um prazer passar por este processo, de uma forma diferente (planificada) e partilhá-lo consigo! Mesmo que demorando mais do que previa e gostaria. Mas… está tudo bem!

Vou ponderar a periodicidade do próximo projecto 31 Dias e decorrerá, sem sombra de dúvida, DEPOIS de entregar a tese.

Agradeço a sua paciência e as suas partilhas!

Qual o tema que gostaria de ver num projecto de 31 Dias?

Beijocas mais organizadas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 5 =