Menu Fechar

Chá de limão, gengibre e mel

Viva!

Um dia destes vi, numa página do facebook, uma imagem que chamou a minha atenção.

Guardei a imagem, mas já não voltei a encontrar a página para poder tirar as quantidades da receita. Era a receita de uma mistura para chá, composta por mel, limão e gengibre.

Entretanto, procurei o original na net e encontrei imensas referências no pinterest que apontavam para um artigo que não incluía o gengibre. Procurei um pouco mais e achei que a mistura merecia o terceiro ingrediente, já que é, tal como o mel, um bom fortalecedor do sistema imunitário. Decidi, então, experimentar.

Usei:  

  • 1 limão cortado em quartos
  • 1/2 colh. (chá) de gengibre em pó
  • mel caseiro

Comecei por cortar os quartos de limão em fatias finas para dentro de um pequeno pote de vidro e juntei o gengibre em pó, para usar o que tinha em casa.

Preenchi, então, de mel até cobrir as fatias de limão. Este passo tem de ser devagar para deixar que o mel preencha todos os espaços entre o limão.

Coloquei no frigorífico, conforme indicado em diversos blogues.  

Na hora de usar, é só colocar umas colheradas deste melaço na chávena e juntar água a ferver.

Não encontrei qualquer menção à necessidade de um tempo de maturação. Experimentei logo no dia seguinte e pareceu-me muito bom. Sou suspeita porque gosto muito de chás e infusões, mas posso dizer que gostei muito.  

Num dos artigos que encontrei, ela diz que foi uma coreana que lhe ensinou a receita e, de facto, encontrei o produto coreano à venda na net. Encontrei ainda referência a um tempo de vida de 3 a 4 meses no frigorífico. Não sei se o meu durará tanto tempo.  

Entretanto, fiz uma etiqueta, usando este template do limão, que lhe deu um toque diferente.

Encontrei-o através daqui. Posso dizer ainda que já está a ser útil porque, nesta altura em que os dias ainda são quentes, mas o final de tarde já é bem fresquinho, tenho sentido a garganta a querer arranhar.  

E pronto! Fica aí a dica.

Beijocas docinhas,
Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen + 6 =