Menu Fechar

Projecto 31 Dias: Os quartos das crianças

Viva!

Como o assunto ainda são quartos, passo já ao quarto das crianças, o que implica não só a reorganização dos armários das roupas, como também dos brinquedos! Não se esqueça que pode estar organizado para ser mais fácil limpar e arrumar, mas as crianças precisam ser crianças e alguma desorganização pode ser um indício saudável.  

Para a limpeza e reorganização do espaço dos mais pequenos, parece ser consensual a utilidade em implicá-los na tarefa, pedindo-lhes que separem aqueles brinquedos com que eles já não brincam e que podem ser dados a outras crianças, abrindo espaço para os próximos. A regra “entra um, sai um” também pode aqui ser útil. E uma boa altura para o fazer será antes do aniversário ou do Natal. Não só lhes dará uma maior sensação de “controlo” (poder de decisão/responsabilidade) sobre os seus brinquedos (e não só), como lhes incutirá alguns hábitos de organização que podem ajudá-los também na sua vida de adultos.  

A organização no armário das roupas pode ajudá-la a ganhar tempo na sua rotina diária.

A Jen do iHeart Organizing escolhe as roupas para a semana toda e identifica-as com o dia da semana para poupar tempo…

Mas existem outras zonas no quarto, para além do armário, onde pode ser arrumada roupa de outra estação, por exemplo. Um bom lugar é uma gaveta ou caixa deslizante debaixo da cama…

As laterais dos armários também podem ser aproveitadas para arrumação…

Outra solução para livros e cadernos de desenho são uma espécie de manga feita com tecido e duas varas ou ripas de madeira…

Para haverem menos brinquedos pelo chão, pode aproveitar o espaço que as paredes lhe oferecem…  

e atrás da porta…

A todo o comprimento…

Em volta da cama…  

ou da janela…

Adoro estes bancos de janela; são excelentes espaços de leitura e proporcionam muita arrumação.  

Mas claro que antes de organizar os brinquedos e livros no espaço existente, é necessário separar tudo aquilo que:

  • já não é necessário
  • não é usado
  • está partido ou rasgado
  • é repetido
  • está incompleto (como puzzles)

Se forem organizados por categorias (carros, pistas, legos…) e os conjuntos no mesmo sítio, fica mais fácil na hora de brincar e de arrumar. Mais fácil para eles e para si.

Quanto aos desenhos, temos um dossier onde guardamos todos e alguma arte em tela está na parede. Conforme o tempo for passando e eles forem crescendo logo se vê, mas a minha “onda” é mais fotografar ou digitalizar e pôr a andar. Com os meus fiz a mesma coisa.  

Aqui por casa ainda faltam os brinquedos e a “tralha” em cima das secretárias. Parece-me que amanhã será o dia. Mas as roupas já estão e já temos mais um saco de lado para dar. Yay!!

Tem dicas para a arrumação e organização do quarto das crianças? Partilhe por aqui ou deixe o link para as ideias no seu blog.

(Este é o dia #6 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não está a acompanhar o projecto, pode ver a lista dos espaços já cobertos até à data no primeiro artigo, clicando no link.)

Beijos arrumados,
Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fifteen + sixteen =