Menu Fechar

Projecto 31 dias: Organização no escritório

Viva!

E já que “estamos” no escritório, aqui podemos aproveitar para reciclar materiais, ou melhor, dar-lhes uma nova vida, reutilizando-os! Para canetas, lápis e o mais pequeno material de escritório, frascos e latas tornam-se de grande utilidade. Pousados, colados, aparafusados ou pendurados, não só ganham nova vida como dão um toque diferente e personalizado, enquanto ajudam a organizar o espaço.

Há algum tempo aproveitei e fiz o mesmo por aqui, dando nova vida a umas latas de capuccino para organizar tesouras e marcadores, entre outros. Devo dizer que continuam organizadas e muito práticas!

Para ter os carregadores todos identificados e no mesmo sítio, de uma forma elegante…

E por falar em carregadores, é importante não esquecer que a organização dos cabos atrás da secretária pode ser crucial em determinados momentos em que é preciso uma identificação rápida, por exemplo. Quer utilizando etiquetas, autocolantes, chapinhas…

… o fecho de plástico que vem no saco do pão…

… ou mesmo molas na secretária para não os deixar fugir…

Mas continuando a organização dos papéis e outras coisas que costumamos guardar em cima da secretária ou junto ao computador, podem usar-se os varões, cestos e ganchos para utensílios de cozinha. Porque não?

… ou adicionar umas prateleiras…

Os quadros também são uma boa solução para organizar contas, recados, fotos e ideias. E caixas/envelopes estrategicamente colocados são muito úteis para correio.

Mas claro que o melhor será tratar dos assuntos assim que eles chegam para não se acumularem. Mas procuro ser realista… penso que aqui é difícil de acontecer, começando por mim! Nem sempre temos disponibilidade no momento que algo chega/entra. Um cesto ou lata para os papéis de embrulho (ou que tais) que teimam em andar de um lado para o outro ou, aqui, no fundo de um armário onde também acabam ficar com vincos e de difícil acesso no momento em que precisamos deles.

E, no final, desfrutar de um escritório arrumado e organizado sabe tão bem!!

Depois é preciso manter! Tarefa árdua, mas possível.

Aproveito para deixar outra sugestão em relação ao papel que se acumula ao longo do tempo – confesso que tenho este problema. Uma boa ideia é digitalizar tudo aquilo que vir a ser útil, todos os documentos importantes e mantê-los todos à mão – organizados, claro – no computador. Sem esquecer de fazer backup num disco externo ou na cloud para prevenir qualquer eventualidade.  

  • Que soluções usa para organizar o espaço que acomoda estas coisas na sua casa?
  • Qual a solução de que mais gostou?
  • Qual vai usar?  

E se quiser partilhar as fotos, vou adorar ver! Pode deixar o link nos comentários ou mesmo enviar por email para poder ser partilhado aqui. (Este é o dia #3 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não está a acompanhar o projecto, pode ver a lista dos espaços já cobertos até à data no primeiro artigo, clicando no link.)

Beijocas leves! Sofia

2 Comments

  1. Maria Flicka

    Bem…mais um post fantástico! Tens sempre idéias geniais! Amei todas de cima a baixo! Eu que ADORO organização, isto vem mesmo a calhar, deste-me mais uma data de idéias ;D
    Quanto a papéis, o que faço dependendo do “tipo”, é ter parte deles em várias pastas, cada pasta tem por fora uma etiqueta autocolante escrita com o nome da secção que lá guarda. Por exemplo, “exames médicos”, “facturas de água & luz”, “recibos farmácia para IRS”…etc etc…são muuuitas loll….outra parte tenho em dossiers etiquetadas com o mesmo sistema. Assim NUNCA perco nenhum documento e encontro-o em 2 minutos ;D

    Muito obrigada pela visita, beij♥s e uma óptima semana♥♥

    “Saúde & Beleza – Health & Beauty”

  2. Sofia Morgado

    Viva! 🙂
    Que bom!… Quando colocares as ideias em prática, partilha connosco por aqui ou por lá! 😉
    Aqui por casa também temos pastas dessas para as despesas e afins! 😉 A digitalização uso para outro tipo de documentos ou mais antigos.
    Beijos de boa semana! 🙂
    Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − fourteen =