12 Ideias originais de prateleiras

As dicas de hoje são de inspiração para as paredes da sua casa. 12 dicas originais de prateleiras. Inesperadas, mas esteticamente agradáveis e funcionais. Vamos ver?

1. Usando o escadote

dicas_prateleiras

Fonte: inspiration for home

A primeira dica não é bem para a parede nem muito original. Usar um escadote ou duas escadas que já pouco servem, com algumas tábuas a servir de prateleiras, pode não ser original mas fica diferente e não se vê tanto assim. Neste exemplo, a cor dá-lhe o charme. A meu ver, a desvantagem é que ocupa mais espaço no chão.

2. Penduradas por cordas

dicas_prateleiras5

Fonte: Woohome

Esta é uma boa forma de expor objectos em prateleiras, sem fazer muitos furos na parede. Aliás, no exemplo da foto não precisa de fazer nem um furo na parede, só no teto. Se estiver numa casa alugada, pode ser preferível fazer os furos na prateleira.

3. Encostadas na parede

dicas_prateleira1

Fonte: Designmag

Mas em vez de fazer dois furos no teto, pode fazer os dois furos na parede e usar cintos, tiras ou mesmo cordas, deixando a prateleira encostada na parede.

dicas_prateleiras9

Fonte: Decoesfera

A opção anterior faz mais sentido para a frente de uma janela e esta opção fica mais estável. Mas também pode fazer apenas um furo e obter mais do que uma prateleira…

dicas_prateleiras_14

Fonte: Habitissimo

Ou fazer outras variações…

dicas_prateleiras_15

Fonte: Design Milk

É só ter em atenção o peso dos pertences que lá irão parar.

4. Cestos na parede

dicas_prateleira12

Fonte: Our Fifth House

Esta é uma opção muito gira, não só para a parede, mas também para o interior das portas. Está bem, não são prateleiras. Mas podem muito bem fazer as vezes delas.

5. Revisteiro de parede

dicas_prateleira3

Fonte: Design Sponge

Nesta ideia, umas tiras de cabedal e uma pequena estrutura em madeira (que podia até ser um toalheiro) serve de revisteiro de parede ou centro de distribuição de correio. Boa opção para aproveitar o espaço vertical.

6. Garrafeira original

dicas_prateleira13

Fonte: Doornob

Esta prateleira é diferente. No exemplo, é uma garrafeira, mas acredito que com um pouco de criatividade e imaginação, lhe conseguiria arranjar outras utilidades.

7. De canto

dicas_prateleira10

Fonte: Decoholic

Esta é uma excelente ideia para embelezar cantos. Num dois em um (ou mais), pode expôr as suas fotos preferidas e pequenos objetos decorativos ou plantas.

8. Porta-cds vira prateleira

dicas_prateleira11

Fonte: Operation Explorations

É só virar o pequeno móvel para cima e fica com um organizador de parede para que nada caia da prateleira. Original, não?

9. Prateleiras que emolduram

dicas_prateleiras7

Fonte: Indulgy

Para quem colecciona pequenos objetos e gostaria de os ter expostos, esta pode ser uma boa ideia. Protege um pouco melhor os seus pertences e ainda se tornam duplas, pois pode aproveitar a parte de cima da “moldura” ou “caixa sem fundo”.

10. Outros cestos, travessas e gavetas

dicas_prateleiras6

Fonte: Reciclagem

Experimente pendurá-los de lado na parede. Ficam um luxo.

dicas_prateleiras4

Fonte: Casa Baunilha

11. Forrada em tecido

dicas_prateleira2

Fonte: Planejados por Ester Gonçalves

Pode sempre forrar as prateleiras em vez de apenas as pintar. As do exemplo são forradas em tecido, mas também pode usar papel autocolante ou algum tipo de vinil e tornará mais fácil a limpeza do pó.

12.  Suspensas

dicas_prateleiras8

Fonte: foter

Esta também poderá ser uma boa opção, sobretudo para um canto.

Fica difícil é escolher. Claro que depende muito do espaço, mas a minha preferência para originalidade talvez recaísse nos cestos, tabuleiros e gavetas na parede.

Qual é a sua preferida?

Sofia Morgado

Psicóloga e hipnoterapeuta, lido com ideias: as minhas e as dos outros. Tenho 3 gatos (contando com o marido) e sou viciada em criar, projetar, fotografar, escrever, ler, sorrir e partilhar.

Deixe a sua inspiração